Visite-nos no Facebook



















A Resposta Social de Centro de Dia assenta na prestação de um conjunto de serviços direccionados à população sénior, haja em vista a sua manutenção em meio sócio-familiar. O recurso ao Centro de Dia assume-se de real importância, considerando a pressuposta continuidade na manutenção dos laços familiares e da teia social.

Por esta dupla via, são nossos intuitos centrais, quer a contribuição para o retardamento do processo de envelhecimento, quer a cooperação na compreensão de alguns fenómenos associados á ancianidade.

O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) destina-se mormente a indivíduos e famílias que, por motivos de doença, deficiência ou de outro qualquer impedimento, tenham dificuldades de assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas, associadas à rotina diária. Deste modo, o CSPA providencia, na sua própria residência, a assistência às necessidades diagnosticadas, tentando minimizá-las através do suporte favorecido às áreas mais debilitadas.

 


O CENTRO DE DIA

 

IDENTIFICAÇÃO DA RESPOSTA SOCIAL CENTRO DE DIA

Resposta Social: Centro de Dia “Senhor Jesus d’Ajuda”

Designação do Estabelecimento de Apoio Social: Creche e Centro de Dia de Atalaia

Morada do Estabelecimento: Rua Fernando Moura Aparício, nº 1

2260-049 Atalaia VNB

Telefone: 249 719 149

Fax: 249 710 016

E-mail: geral@cspatalaia.net

 

LOCAL ONDE FUNCIONA O CENTRO DE DIA

O Centro de Dia “Senhor Jesus d’Ajuda” funciona na morada do Estabelecimento, no caso, em Rua Fernando Moura Aparício n.º 1, Atalaia, Vila Nova da Barquinha.

 

CARACTERIZAÇÃO DO CENTRO DE DIA

O Centro de Dia é um espaço pensado e organizado em função da População sénior, suas necessidades e interesses e que visa proporcionar uma alimentação cuidada, apoio na higiene e conforto e desenvolve actividades que fomentem o convívio, propiciando a animação social e a ocupação dos tempos livres dos seus utentes.

 

Os objectivos da valência de Centro de Dia são os seguintes:

  • Assegurar a satisfação das necessidades básicas do utente, proporcionando-lhe todos os serviços indispensáveis para o seu bem-estar, de forma a promover a sua adaptação e integração no meio ambiente envolvente;
  • Garantir ao utente o bem-estar físico, mental, emocional, social e moral, promovendo a sua qualidade de vida;
  • Garantir e respeitar a independência, a individualidade, a privacidade e a livre expressão de opinião do utente;
  • Apoiar na reformulação e continuidade do seu projecto de vida;
  • Contribuir para a estabilização ou retardamento do processo de envelhecimento e, simultaneamente, promover um crescimento e envelhecimento bem-sucedidos;
  • Manter e promover a abertura e a ligação com a sua rede social de apoio, quer ao nível familiar quer ao nível da comunidade, minimizando o efeito da institucionalização;
  • Criar condições que lhe permitam preservar a sociabilidade e incentivar a relação interfamiliar e intergeracional.

 

GRUPO ALVO

O Centro de Dia “Senhor Jesus d’Ajuda” destina a acolher pessoas idosas, de ambos os sexos, de entre a População sénior (a partir de 65 anos) da freguesia de Atalaia e freguesias limítrofes. Poderá também admitir pessoas de idade inferior, com grau de autonomia/sociabilidade reduzida e cujas necessidades se enquadrem com as nossa capacidade de resposta e no regulamento da resposta social.

 

CAPACIDADE DO CENTRO DE DIA

O Centro de Dia “Senhor Jesus d’Ajuda” tem capacidade para 25 Utentes.

 

DIRECÇÃO TÉCNICA

O Centro de Dia é dirigido por uma Directora que é responsável pelo funcionamento dos serviços e pelo cumprimento das normas dos respectivos regulamentos internos. A Directora é substituída, nas suas ausências, pela Coordenadora da Anciania.

 

 

 


 

O SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

 

IDENTIFICAÇÃO DA RESPOSTA SOCIAL SAD

Resposta Social: SAD “Senhor Jesus d’Ajuda”

Designação do Estabelecimento de Apoio Social: Creche e Centro de Dia de Atalaia

Morada do Estabelecimento: Rua Fernando Moura Aparício, nº 1

2260-049 Atalaia VNB

Telefone: 249 719 149

Fax: 249 710 016

E-mail: geral@cspatalaia.net

 

LOCAL ONDE FUNCIONA O SAD

O SAD “Senhor Jesus d’Ajuda” funciona na morada do Estabelecimento, no caso, em Rua Fernando Moura Aparício n.º 1, Atalaia, Vila Nova da Barquinha.

 

CARACTERIZAÇÃO DO SAD

A valência de SAD é uma resposta social que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar, temporária ou permanentemente, a satisfação das suas necessidades básicas e/ ou as actividades da vida diária.

 

Os objectivos da valência de SAD são os seguintes:

  • Assegurar a satisfação das necessidades básicas e/ ou actividades da vida diária do utente, proporcionando-lhe todos os serviços indispensáveis para o seu bem-estar, de forma a promover a sua adaptação e integração no meio ambiente envolvente.
  • Garantir ao utente o bem-estar físico, mental, emocional, social e moral, promovendo a sua qualidade de vida.
  • Garantir e respeitar a independência, a individualidade, a privacidade e a livre expressão de opinião do utente.
  • Apoiar na reformulação e continuidade do seu projecto de vida.
  • Colaborar e/ ou assegurar o acesso à prestação de cuidados de saúde.
  • Prevenir situações de dependência e promover a autonomia do utente.

 

GRUPO ALVO

O SAD é um serviço dirigido a pessoas com idade igual ou superior a 65 anos, que careçam deste tipo específico de resposta social e não padeçam de doenças infecto-contagiosas. Excepcionalmente, este serviço pode dirigir-se a pessoas com idade inferior à estabelecida no ponto anterior, desde que a saúde física e mental do utente o justifiquem.

 

CAPACIDADE DO SAD

O SAD tem capacidade para 20 Utentes.

 

DIRECÇÃO TÉCNICA

O SAD é dirigido por uma Directora que é responsável pelo funcionamento dos serviços e pelo cumprimento das normas dos respectivos regulamentos internos. A Directora é substituída, nas suas ausências, pela Coordenadora da Anciania.